Bairro das Artes Circuit

O Bairro das Artes Circuit é um espaço humano de contorno geográfico, sócio-cultural e artístico na cidade do Porto. É uma ideia desenvolvida pela Associação Terra na Boca.

Trata-se de um resgate da máxima Nova Aldeia, que visa ligar Bairrões (moradores do Bairro), Bairristas (organismos culturais e comerciais do Bairro) e Visitantes (nacionais e estrangeiros), tornando o Bairro um núcleo vivo e activamente intencionado de agregação de projectos, realizações e pessoas.


Desta forma, o Bairro das Artes Circuit pretende promover e valorizar o espaço urbano, social e cultural, activar o potencial turístico do Bairro, aumentar a diversidade de actividades artísticas e de animação, proporcionar informação turística, clara e útil, sobre locais e eventos, incrementar os sistemas de rede, cooperação e comunicação entre os Bairristas, e estimular o espírito comunitário dos Bairrões e Bairristas.


Para tal, e de antemão, foi impulsionado um movimento colectivo, que reúne um conjunto de profissionais de diversas áreas de especialidade, assim como os quase 50 Bairristas aderentes, que participam e contribuem pecuniariamente para o projecto, através do pagamento de um condomínio (mensal ou trimestral), adjuvando a concretização do potencial comunitário, comercial, artístico e turístico do Bairro com propostas conjuntas articuladas, de qualidade, diárias e em permanência.



EQUIPA

LUCIANO AMARELO | direção artística + programação
INÊS BANDEIRA | assistente de produção + comunicação
HUGO VELUDO | tradução + revisão
TERESA LEAL MARTINS | design gráfico
DANIEL MOREIRA | ilustração
SÉRGIO ÁGUIA | audiovisual